sexta-feira, 3 de julho de 2009

Cine Drops #01 (Garoto nota 10)

Garoto Nota 10 é, pra encurtar o papo, uma comédia romântica dos anos 80. Por mais que seja uma produção atual, a atmosfera e a construção dos personagens e da trama faz com que este se aproxime dos filmes que minha geração aprendeu a ver na sessão da tarde mais do que qualquer outra comédia do gênero de hoje em dia. Além disso, a história também se passa nos anos 80.

Está tudo lá. A ação ocorre no ambiente universitário. James McAvoy (O procurado) é Brian, o aluno recém chegado que, por não ser bonitão ou atlético, concentrou suas forças na inteligência. Seu grande sonho é vencer o "Desafio Universitário", uma espécie de "Show do Milhão". Na equipe que vai concorrer ao prêmio encontramos o antagonista, o arrogante líder do grupo que não passa de uma besta quadrada. Também tem a loiraça irressitível por quem Brian se apaixona e que acaba mostrando não valer nem um pouco a pena.

Completando a lista de clichês estão a mãe superprotetora, os melhores amigos que não gostam de nenhum tipo de mudança por ainda estarem profundamente ligados às raizes e a mocinha falsa-esquisita Rebecca Hall (Vicky Cristina Barcelona) que se torna melhor amiga do mocinho e no final se revela a companheira ideal, amorosa, preocupada e compreensiva. Happy End!

Tudo isso poderia ser um spoiller, mas qualquer um que se interesse em ver esse filme sabe desde o começo o que vai acontecer. Não tem segredo como não tinham segredo Admiradora Secreta, Alguem Muito Especial e tantas outras comédias românticas dos anos 80 que influenciam toda uma turma da atualidade que voltou a fazer histórias com essa pegada. O que eu acho extremamente importante para o cinema de entretenimento desse nosso tempo.

Um comentário:

  1. Adorei 'Garoto Nota 10'. É clichê, previsível e blá-blá-blá, mas é bom mesmo assim - talvez até mesmo por esses motivos. E só por ter produção do Tom Hanks, já tem lá seu valor.

    Tá certo que você só se ligou que a mocinha falsa-esquisita era a Vicky do 'Vicky Cristina Barcelona' porque eu disse, mas blz... Lindíssima, por sinal.

    Beijo, moreno

    ResponderExcluir