segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Agência E.C de Notícias de Segunda

(Notícias de segunda mão, toda segunda-feira)

Vem chumbo grosso aí:

Em outubro o escritor português José Saramago lança um novo romance. Em Caim, o Nobel de Literatura pretende redimir o personagem bíblico de sua culpa pelo assassinato de seu irmão Abel. Segundo Saramago, Deus foi o “autor intelectual do crime”.
A obra será apresentada na Feira do Livro de Frankfurt, ao mesmo tempo em que chega às livrarias de Portugal, Espanha e América Latina.
Caim será lançado quase 20 anos depois da publicação de O Evangelho Segundo Jesus Cristo, polêmico livro em que o autor deixa de lado o aspecto divino da história, dando cores humanas aos fatos. No blog da Fundação Saramago, o presidente Pilar Del Río enaltece essa mesma característica neste novo trabalho:
“... Neste livro, tal como nos anteriores, (...) o autor não recua diante de nada nem procura subterfúgios no momento de abordar o que, durante milênios, (...) foi considerado intocável e não nomeável: a divindade e o conjunto de normas e preceitos que os homens estabelecem em torno a essa figura para exigir a si mesmos - ou talvez seria melhor dizer para exigir a outros - uma fé inquebrantável e absoluta, em que tudo se justifica, desde negar-se a si mesmo até à extenuação, ou morrer oferecido em sacrifício, ou matar em nome de Deus...”
José Saramago começou a escrever Caim em dezembro de 2008 e o terminou em quatro meses. E já está preparando outro, conforme afirma no texto de despedida postado em seu blog.

* * * * * *

Agora é a vez do Jumbo, de novo:

11 de setembro é a data marcada para o lançamento de Terrorist!?, novo disco da banda paulista Jumbo Elektro. Depois de ganharem fãs no cenário alternativo e respeito da mídia especializada com sua outra faceta (o Cérebro Eletrônico, que lançou um disco homônimo considerado um dos melhores de 2008) os caras estão de volta a seus codinomes esquisitos e trazem ao público o sucessor de Freak to Meet You (2004).
Terrorist!? promete menos insanidade do que a estreia do grupo. O que talvez o aproxime mais deste trabalho do ano passado. Além disso, existe ainda a influência declarada de bandas como Clap Your Hands Say Yeah, Of Montreal e Arcade Fire, que se mistura a todo o "embromation eletro-rock" característico da banda
Já se pode ouvir alguma coisa. Uma canção aqui, outra ali, com ajuda do youtube. Dá para garantir que a leveza irreverente com que o grupo trabalha não se perdeu, transformando esse em mais um daqueles discos pelos quais fazemos contagem regressiva à espera do lançamento. E se você ainda não conhece nem o Jumbo Elektro e nem o Cérebro Eletrônico, não perca tempo e acesse os links acima.

* * * * * *
Vídeo da semana:

Recado curto e grosso: através do Garotas Nerds eu descobri o Hotel Santa Clara, banda do Rio Grande do Sul. Isso me fez até desencanar de postar o novo clipe "fodástico" do Pearl Jam. Então, espero que gostem!



(Próxima segunda-feira, mais notícias de segunda mão.)

2 comentários:

  1. Dom Mimi de las Maresias Buenas31 de agosto de 2009 às 21:27

    Saramago,Jumbo terrorista e mais uma gracinha em banda. Que fim de mês.

    ResponderExcluir
  2. Caramba, só coisa boa nessa edição da Agência E.C., hein?!
    Nem posso falar muito do Saramago, pq - vergonhosamente - nunca li nada dele. Curto a postura, acho que é um pontapé. Aliás, tenho mais vontade de ler O evangelho Segundo Jesus Cristo do que Ensaio Sobre a Cegueira, que ficou super hype depois do filme. Mas enfim, nada de pressa, está na listinha de metas.
    Jumbo eu tb confesso que não conheço muito, mas Cérebro Eletrônico sei que é bom, foi uma das coisas bacanas que descobri este ano.
    E essa banda indicada pelo Garotas Nerds, já baixou alguma coisa? Fiquei com aquela vontade de ouvir mais. O que mais me chamou a atenção no clipe foi imaginar como é que o cara conseguiu andar de bicicleta em plena descida com o coração da cabeça! rsrs
    Amo! Beijo

    ResponderExcluir