quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Hornbyanas (Top 20 LOST - parte 1)

A postagem de hoje prepara meus três ou quatro leitores para duas outras que resolvem de uma vez só dois anseios que me acompanham há alguns meses: a vontade e necessidade de falar sobre LOST, a melhor série de TV da atualidade, e a intenção de ter no blog uma sessão com as famosas listas hornbyanas que preenchem meu dia-a-dia. Por isso, caros amigos, às vésperas da estréia da sexta e derradeira temporada do seriado, divido com vocês o que é, na minha modesta opinião, o TOP 20 de LOST.

Serão duas partes. A primeira será publicada na sexta-feira (29/01). A segunda, na terça-feira (02.02), dia em que vai ao ar o primeiro episódio da última temporada. O motivo de serem vinte os escolhidos é simples: a média de episódios por temporada. E posso lhes garantir que mesmo com esse número alto, foi um drama, já que tive que deixar muita coisa boa de fora.

Algumas observações se fazem necessárias:

1 – Ser um season premiere ou season finale não significa figurar entre os melhores. Pra mim, nem todos os primeiros ou últimos episódios foram bons no todo, o que me leva a uma segunda observação.

2 – O início de algumas season premiere são verdadeiras jóias. Em "Man of Science, Man of Faith" (s2ep01) a forma como mostram o que há dentro da escotilha é sensacional. Em “A Tale of Two Cities” (s3ep01) vemos que os “outros” são organizados e civilizados, ao contrario do que pensaram por duas temporadas os sobreviventes do voo 815 (e nós também). E, finalmente, em “The beginning of the end” (s4ep05) acompanhamos uma eletrizante perseguição de carro que termina com a prisão do motorista, Hurley, fora da ilha.

3 – Foi realmente difícil escolher vinte. Mais difícil ainda foi determinar em que posição cada um deles ficaria na lista. Decidi equilibrar bem a escolha e a única exigência que fiz a mim mesmo foi a de que deveriam ser quatro episódios de cada temporada. Por isso, alguns outros ficaram de fora por puro azar, já que dentro de sua temporada de exibição, a concorrência era brava. Vou listar (e apenas listar) alguns desses que ficaram de fora

s1ep09 – “Solitary” (Sayd encontra Rousseau)
s1ep20 – “Do no harm” (morte de Boone e nascimento de Aaron)
s2ep17 – “Lockdown” (Locke fica preso em uma porta corta-incêndio e vê um mapa)
s3ep10 – “Tricia Tanaka is Dead” (Hurley encontra uma Kombi)
s3ep14 – “Exposé” (Paulo e Nikki)
s3ep17 – “Catch-22” (chegada de Naomi)
s5ep12 – “Dead is dead” (o julgamento de Ben pelo monstro de fumaça)
s5ep14 – “The Variable” (Sandices de Daniel Faraday e sua morte)

Mas enfim, esses não entraram na seleção final, então vale o que estará aqui na sexta-feira. Mais uma vez deixando claro que essa é uma escolha minha, sem a mínima intenção de ser definitiva ou conclusiva em nada. Comentem, concordem, discordem, vamos lá!

2 comentários:

  1. Bem que eu notei que você estava demorando a começar a fazer listas por aqui, rs.

    Confesso que estou bem curiosa para ver a sua seleção de episódios. Para mim, dos oito que você listou, 'Dead is Dead' e 'The Variable' são imbatíveis!
    E que venha the final season!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Concordo que nem sempre os episódios de abertura são memoráveis, mas os finais de temporada são sempre gratificantes.

    Vou deixar para você a missão de fazer um top five das season finale de Lost, aproveite que ainda não começamos a sexta, está fácil montar esta lista! hehehe...

    Abraço!

    ResponderExcluir