segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Drops literário #04 (Forever Young)

JustificarConfesso ter, num primeiro momento, desdenhado um pouco Forever Young, livro infantil de Bob Dylan com desenhos de Paul Rogers. Em parte por ser para crianças, lógico, mas também porque livros desse gênero, escritos por celebridades, me deixam com a impressão de uma natural e forte tendência à picaretagem.

Forever Young (ed. Martins Fontes, R$39,80) é, na verdade, uma canção do músico. E esse é todo o texto da obra. Até aí, minha tese poderia estar se comprovando. O que torna o trabalho diferente é o tratamento dado às ilustrações. Em cada página, Rogers acrescenta uma série de detalhes referentes à vida e obra de Dylan. Os fãs perceberão com facilidade citações ao ídolo do cantor, Woody Guthrie, à namorada e parceira Joan Baez e aos sucessos da carreira do cantor.

Mas se você não conhece tanto assim o trabalho dele, no final há algumas notas que explicam e contextualizam estes elementos.

De repente percebo que me enganei. Forever Young é lindíssimo. O cuidado gráfico é uma preciosidade e a letra da música pode até não ser uma obra prima de Dylan, mas parece feita sob medida para qualquer criança. Perfeito pra ler ouvindo qualquer coisa do mestre da folk-music. Perfeito pra ficar só procurando detalhes escondidos nas ilustrações. Perfeito pra ler pra minha afilhada quando ela estiver um pouquinho maior.

Confira uma palhinha abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário