terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Hornbyanas (Top 20 LOST - parte 3)

Finalizando a lista, aí vão os meus dez episódios preferidos de todas as cinco temporadas de LOST. Hoje é o dia em que começa o sexto e derradeiro ano da série. A ansiedade não podia ser maior.
Seguindo o desafio do amigo André Leite, os meus Season Finalle preferidos, na ordem, são:

1º - s5ep16/17. The Incident
2º - s4ep12/13/14. There's No Place Like Home
3º - s3ep22/23. Through The Looking Glass
4º - s2ep23/24. Live Together, Die Alone
5º - S1 ep23/24/25. Exodus

Parece óbvio, mas para mim a sequência é essa mesma. O último episódio de cada temporada foi melhor que o da anterior.

Agora, chega de papo. Segue a minha lista. Concordem, discordem, comentem!

10º lugar - s2ep14. One Of Them

Sinopse: Rousseau leva Sayid até um prisioneiro no meio da selva. Este afirma ser Henry Gale, que caiu na ilha com seu balão. Porém, a francesa consegue fazer com que o iraquiano fique cismado, o que acaba gerando muita dor para o novo hóspede da escotilha.
Razões: Se tem um personagem que, sozinho, segura um episódio inteiro, este é Benjamin Linus, o verdadeiro nome do capturado Henry Gale. O mais importante aqui é a mitologia da série, pois vemos pela primeira vez um personagem que só cresceu dentro do seriado e que até hoje ninguém sabe se é um dos caras bons ou maus.

9º lugar - s5ep07. The Life and Death Of Jeremy Bentham

Sinopse: Até então sabemos que Locke morreu e que isso leva os “Oceanic Six” de volta à ilha. Vemos então sua jornada, desde a saída de lá até o momento em que sua vida chega ao fim.
Razões: Os mistérios que envolvem Locke na sequência dos acontecimentos não elucidam ainda o motivo de sua morte ser decisiva para o retorno de seus companheiros. Mas esse episódio, apesar de morno no sentido da ação, é envolvente. Até mesmo Walt aparece. No fim, a cena do suicídio / assassinato é surpreendente.

8º lugar - s1ep01/02. Pilot

Sinopse: Jack abre os olhos e percebe que está no meio da selva. Ouve gritos e outros barulhos e vai em direção a eles. Percebe que o avião em que estava caiu em uma ilha e que, assim como ele, algumas pessoas sobreviveram.
Razões: Impossível deixar de fora o começo de tudo. Logo de cara, o primeiro contato de Jack com Kate, mortes, desespero e o mais instigante de tudo: o monstro de fumaça. Provavelmente o que garantiu a atenção dos espectadores, que até então deviam achar que essa seria somente uma história sobre pessoas perdidas em uma ilha deserta.

7º lugar - s3ep08. Flashes Before Your Eyes

Sinopse: Vemos o que aconteceu com Desmond depois da explosão da escotilha. É o primeiro momento em que aparece a viagem no tempo
Razões: Desmond parece ter papel fundamental em toda a complexidade da história. A importância dessa trama é justamente a de mostrar, pela primeira vez, a viagem da mente dele através do tempo, prenúncio de um capítulo essencial para o personagem e também para a quinta temporada, que começa com essas viagens temporais. Além disso, acontece a previsão de que Charlie irá morrer.

6º lugar - s3ep04. Every Man For Himself

Sinopse: Para garantir que nenhum de seus prisioneiros tente fugir do cativeiro ou faça algo que atrapalhe seus planos, Ben aplica um golpe no maior trapaceiro que conhecíamos até então na ilha.
Razões: Benjamin Linus não havia mostrado todo o potencial que foi surgindo ao longo do tempo e que faz dele um dos principais personagens da série. Ele deixa Sawyer destruído com o fictício marca-passo que implanta nele. E a revelação final é uma das responsáveis pela transformação do personagem de vigarista em um cara melhor. Ben ainda solta uma das frases antológicas do seriado: “Você é um grande golpista, mas nós somos melhores.”



5º lugar - s3ep22/23. Through The Looking Glass

Sinopse: Enquanto uma parte dos sobreviventes caminha em direção à torre de rádio, Charlie e Desmond estão garantindo que o sinal não seja mais interrompido. Há também Sayid, Jin e Bernard, que ficam no acampamento da praia para surpreender os “outros”.
Razões: Tensão do começo ao fim (parte 1). Não há um momento do Season Finalle da terceira temporada em que o espectador possa parar para respirar. Com três núcleos, cada corte de câmera revela um problema maior que o anterior. Há o encontro da turma de Jack com Ben e a revelação de que Rousseau é mãe da Alex. Na praia, Jin não acerta seus tiros. Bakunin e duas mulheres na estação subaquática fazem de tudo para atrapalhar a missão de Charlie e Desmond. Até mesmo a rejeição sofrida por Hurley é um elemento dessa tensão. Ele, aliás, vai à forra e, para a alegria dos fãs, é quem salva a turma da praia da morte certa.
Charlie, por sua vez, não consegue escapar de seu destino tão certo. A morte do roqueiro é o momento mais triste de todas as cinco temporadas.

4º lugar - s4ep12/13/14. There's No Place Like Home

Sinopse: Season Finalle da quarta temporada. São revelados os eventos que levaram os “Oceanic Six” a finalmente sair da ilha
Razões: Tensão do começo ao fim (parte 2). Quando todo mundo está indo para a pancadaria, no final da primeira parte desse episódio triplo, dá para sentir o frio na espinha. Mr. Keamy, o mercenário contratado para levar Ben da ilha, não dá sossego. Mas imagine o que acontece quando Sayid e Kate se juntam aos outros? A porrada come solta e não sobra ninguém para contar história. Resta ao iraquiano rolar no chão com o grandalhão. E vencer a luta. Mais tarde, descobrimos que isso não é suficiente e Keamy volta, babando ainda mais sangue e disposto a tudo. Mesmo com o vilão mostrando um bracelete que controla os seus batimentos cardíacos para que o cargueiro com o qual chegou na ilha exploda no caso de sua morte, matando muitos inocentes, Ben não pensa duas vezes em atacar o assassino de sua filha, matando-o.
Na outra ponta dessa trama, Sawyer vira bom-moço e pula do helicóptero para garantir que os companheiros cheguem ao seu destino. Logo depois, o cargueiro explode, supostamente matando Jin. Vemos, também, o reencontro de Desmond e Penny.

3º lugar - s4ep09. The Shape Of Things To Come

Sinopse: Os mercenários de Widmore cercam a Vila Dharma para capturar Ben. Depois de matar Rousseau e Karl, Mr. Keamy sequestra Alex e chantageia seu pai para que se entregue. Depois de assassinar a garota, os caçadores passam a ser caçados pela fumaça negra, invocada por Ben.
Razões: Mais um daqueles episódios transbordando suspense e emoção, como foram os finais da quarta e da quinta temporadas. Todo o período de negociação entre Keamy e Ben prende a respiração do espectador. A morte de Alex e a revelação de que Ben comanda o monstro de fumaça são os pontos altos. Outro mistério começa a ser criado nesse episódio: o sumiço de Claire.



2º lugar - s4ep05. The Constant

Sinopse: Enquanto está em um helicóptero, a caminho do cargueiro que está próximo à ilha, Desmond começa a sentir-se estranho. Sua consciência viaja no tempo e ele descobre que precisa encontrar a constante (um elemento presente nas duas pontas dessas viagens) para isso não causar sua morte.
Razões: O principal motivo para que eu desse a medalha de prata para esse episódio é que ele é, do ponto de vista da dramaturgia, uma obra-prima. Na verdade, pouco influencia no desenrolar do que é importante para a quarta temporada (talvez um pouco na quinta, por conta das questões envolvendo Daniel Faraday), mas parece um curta-metragem muito bem construído. A atuação de Henry Ian Cusick (Desmond) também garante que esse seja um dos pontos altos da história. Destaque para o momento em que Desmond e Penny conversam por telefone depois dela o procurar por anos. O episódio é tão forte que essa cena é mais emocionante do que o reencontro físico dos dois.


1º lugar - s5ep16/17. The Incident

Sinopse: Em 1977, Jack decide explodir uma bomba de hidrogênio para, quem sabe, zerar os eventos que levaram os sobreviventes do voo da Oceanic até lá. Enquanto isso, no tempo presente, Locke exige ser levado a Jacob e são Richard e Ben que farão isso.
Razões: Talvez por si só esse episódio não ficasse em primeiro lugar. Mas ao escolhê-lo para esse posto, faço uma espécie de justiça comigo mesmo. Se não usasse o critério de listar a mesma quantidade de episódios de cada temporada, a quinta teria ao menos umas oito vagas dentro dessas vinte escolhidas. Foi disparado o ano mais empolgante da série, além de ter sido divertido para o fã em diversos momentos, como nas viagens temporais que acabaram sendo uma forma de mostrar como aconteceu cada um dos eventos que fazem parte da mitologia da ilha, como a queda do avião nigeriano, por exemplo.
Finalmente conhecemos o tão citado Jacob, e o vemos interagindo com alguns dos sobreviventes, antes da queda. Chegamos também ao dia em que acontece o igualmente conhecido "incidente". O final é tão envolvente, que para aqueles que assistiram na época em que passou originalmente, a sensação predominante era de melancolia pela certeza de que a próxima temporada ainda demoraria para vir.
Juliet morreu ou não? A bomba explodiu? Sayid vai sobreviver aos ferimentos? O melhor momento é a primeira briga de verdade entre Jack e Sawyer, o que já deveria ter acontecido desde a primeira temporada. Destaque para o diálogo inicial, entre Jacob e seu inimigo, aos pés da estátua misteriosa.
Diferente de todos os outros episódios, este termina com tela branca e letreiro em preto, uma provocação, usando as cores representativas do bem e do mal, algo que talvez tenha tudo a ver com o desfecho de LOST.


Um comentário:

  1. Carinha, difícil escolher quando a coisa aperta...hehe!

    Top Five Season Finale

    1º - S5E16/17 - The Incident
    2º - S3E22/23 - Through The Looking Glass
    3º - S1E23/24/25 - Exodus
    4º - S4E12/13/14 - There's No Place Like Home
    5º - S2E23/24 - Live Together, Die Alone

    Ainda estou com remorso ao colocar Through the looking glass em segundo, mas fui rever The Incident e complicou.

    Top Five Episódios

    1º S4E05 - The Constant
    2º S1E01/02 - Pilot
    3º S5E16/17 - The Incident
    4º S3E22/23 - Through The Looking Glass
    5º S3E08 - Flashes Before Your Eyes

    O episódio piloto é fantástico, mas perde para The Constant, o melhor da série... para o 5º lugar, fiquei na dúvida entre Walkabout e Enter 77 (a pancadaria que dá lugar ao chá entre Sayd e Bakunin é sensacional).

    Bem listas devem ser polêmicas, certo? Taí!

    ResponderExcluir