terça-feira, 13 de abril de 2010

Vídeos (Lipdubs)

A postagem de hoje não fala sobre nada que seja novo. Nenhuma banda nova, nenhum livro que acabei de ler. Mesmo assim, é importante que eu esteja aqui tirando o pó.

Lipdub significa (mais ou menos) algo como "dublagem de lábios". Um grupo se reúne, coloca uma determinada canção para tocar e cria uma espécie de vídeoclip em que todos os participantes cantam um pequeno trecho ou mais da música. Importantíssimo para o sucesso da empreitada são dois fatores: o primeiro é que a câmera tem que ser muito bem conduzida, pois geralmente a gravação é feita em plano sequência e o espaço usado na maioria desses vídeos é bem grande. O segundo fator é o mais importante, pois determina que as pessoas dublem mesmo, e não fiquem apenas preocupadas com coreografias.

Vejamos alguns exemplos:

Flagpole Sitta (Harvey Danger)

Esse é meu favorito. Assisti há uns três anos quando a banda brasileira Wonkavision o usou para servir de exemplo para estimular seus fãs a criarem seus próprios lipdubs com as músicas do grupo. A banda é muito boa, essa música é demais e a menina que inicia o vídeo é uma gracinha.



I've Gotta Feeling (Black Eyed Peas)

Esse fez um pequeno sucesso recentemente. Não curti muito justamente porque o pessoal está mais preocupado em dançar do que propriamente com a dublagem. Ainda sim, tem um ou outro que se empenham.



Nine in the Afternoon (Panic at the Disco)

Jéssica Alba? Mesmo? Fiquei com preguiça de procurar confirmação. Bem feitinho também!



Footloose (Crazy Rockers)

Essa vale pela música escolhida, apesar da turma também ter se perdido ao se preocupar mais com a coreografia do que com a boca.


I Kissed a Girl (Kate Perry)

Ao lado do primeiro vídeo da lista, é o que melhor atende a proposta. As imagens falam mais do que qualquer coisa que eu possa dizer aqui.



Don't Stop Believing (Journey)

Em tempos de Glee, também vale a pena essa. Com a música original, já que só se tem ouvido por aí a versão do seriado.



Rebelion - Lies (Arcade Fire)

Outra que entra pela música, só por eu ser muito fã do Arcade Fire. Mas a interpretação também é das que priorizam o jogo de cena.



Esses foram alguns que achei. Encontrei até outros, não tão legais. Como disse, pode não ser novidade (e não é mesmo!), mas serve para tirar a poeira do blog. E se você conhecer um lipdub legal, coloca nos comentários, pô!

Nenhum comentário:

Postar um comentário