sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Hornbyanas (Top 20 LOST - parte 2)


Aí vai a primeira parte da lista dos 20 melhores episódios de LOST. São os episódios que estão entre o vigésimo e o décimo-primeiro lugar no meu coração de fã. Espero que concordando ou não, comentem.

20º lugar - s4ep11. Cabin fever


Sinopse: Depois de muita insistência de um e enrolação de outro, Ben finalmente leva Locke à cabana de Jacob. No cargueiro, Sayid tem a certeza de que sua tripulação quer mesmo é acabar com todo mundo na ilha. Assim, decide voltar e avisar todos.
Razões: O tanto de pequenos detalhes que remetem cada um a um pedaço diferente da trama é o que assegura esse episódio na lista. O sonho de Locke com Horace, o mistério do corpo do médico que chegou à praia antes de sua morte, a infância de Locke, o dispositivo no braço do sinistro Mr. Keamy, Claire na cabana. Morreu ou não?
Por fim, ainda ouvimos: “Teremos que mover a ilha”. Sensacional!

19º lugar - s1ep18. Numbers

Sinopse: Hurley vai procurar Danielle Rousseau, atormentado por uma sequência numérica que ele viu entre as anotações da francesa. No flashback descobrimos que ele ganhou uma fortuna na loteria com esses mesmo números. E isso só lhe trouxe azar na vida.
Razões: Primeiro flashback do personagem mais carismático da série. Aqui nos deparamos pela primeira vez com os famosos números (talvez o elemento mais popular da mitologia do seriado). Hoje todo mundo sabe de cor que eles são 4, 8, 15, 16, 23, 42 e até na mega-sena essa combinação é usada por alguns. Mas até o momento não foi esclarecido o mais importante: o que eles representam.

18º lugar - s2ep13. The Long Con

Sinopse: Depois que Sun é atacada, começa uma discussão sobre quem deve ficar responsável pelas armas encontradas um tempo antes. No flashback vemos Sawyer aplicar seu maior golpe em uma mulher por quem acaba apaixonado.
Razões: Talvez seja o episódio em que melhor se trabalha os acontecimentos do passado em equivalência aos do presente. Durante toda a discussão das armas, Sawyer parece alheio, mas uma reviravolta no fim mostra que tudo foi minuciosamente planejado por ele (inclusive o ataque a Sun). É o grande golpe que ele aplica em todos. E pelo que me lembre, provavelmente foi a última grande canalhice.

17º lugar - s1ep15. Homecoming

Sinopse: Depois de ser sequestrada, Claire volta para o acampamento. Ao vê-la traumatizada e sem memória, Charlie promete que fará de tudo para protegê-la dali para frente. O grande problema é que Ethan também está de volta.
Razões: O primeiro problema real que os sobreviventes precisam enfrentar com os habitantes da ilha. Talvez seja o início da guerra declarada aos “outros”. Por mais que se planejem, estão em desvantagem, simplesmente por estarem em território inimigo. Mas um plano infalível acaba propiciando a captura de Ethan, tudo finalizado com chave de ouro pelo surto de Charlie que descarrega um revólver no peito do inimigo.

16º lugar - s2ep22. Three minutes

Sinopse: Descobrimos o que aconteceu com Michael enquanto ele estava com os “outros”. Ao mesmo tempo, Mr. Eko assume a função que Locke renega depois de algumas revelações e Charlie não sabe como lidar com o fato de que o nigeriano abandonou a construção da igreja em que trabalhavam juntos.
Razões: Vemos o acampamento dos “outros” pela primeira vez, e mesmo que nada seja muito bem esclarecido, isso por si só é importante por dar mais complexidade à trama toda. A morte de Ana Lucia e de Libby choca, ainda mais a da namoradinha do Hurley, que pagou o pato a toa.

15º lugar - s1ep11. All the Best Cowboys Have Daddy Issues

Sinopse: Ao mesmo tempo em que um censo indica que um dos habitantes do acampamento não estava no voo, Claire e Charlie são raptados (adivinha por quem?). Nas buscas, Locke e Boone encontram algo metálico no meio da selva e decidem tentar descobrir do que se trata.
Razões: O começo de toda a reviravolta para a segunda temporada começa aqui. Em alguns episódios viríamos a descobrir que essa descoberta é a escotilha. Também vemos Ethan dar uma surra em Jack e quase matar Charlie ao deixá-lo para trás enforcado em uma árvore. Isso deixa o roqueiro perturbado e sentindo-se culpado pelo rapto de Claire.

14º lugar - s2ep07. The other 48 days

Sinopse: São apresentados os sobreviventes da cauda do avião e seus dramas iniciais na ilha, de forma resumida, desde a queda. E quando Goodwin mostra suas verdadeiras intenções, entendemos o motivo para que eles tenham tanto medo dos “outros”.
Razões: É um desses episódios de apresentação, típico de começo de temporada. Mesmo resumindo bastante, apresenta todas as questões que permearam esse grupo de sobreviventes. Além disso, esperamos o tempo todo pelo momento em que Ana Lucia atira em Shannon (acontece no episódio anterior), já que até aí não sabíamos que a loirinha iria ou não morrer.

13º lugar - s5ep08. LaFleur

Sinopse: Os clarões e viagens no tempo acabam. Sawyer, Juliet, Miles, Faraday e Jin acabam “estacionados” nos anos 70. Depois de salvarem a vida de um membro da Iniciativa Dharma, entram para o grupo. Descobre-se também que três anos depois eles ainda estão lá.
Razões: É difícil escolher um episódio da quinta temporada, já que esta é a que mais rendeu coisa boa. Esse aqui entrou no lugar de “Jughead” na última hora. Fecha uma sequência de três episódios sensacionais (“316” e “The Life and Death of Jeremy Bentham”). Vemos a transformação de Sawyer e sua redenção. Não é mais o canalha golpista. Aqui, claramente se transforma no herói da trama.

12º lugar - s3ep21. Greatest hits

Sinopse: Sabendo, através dos avisos de Desmond, que vai morrer, Charlie começa a lembrar dos cinco melhores momentos de sua vida até ali. Um “greatest hits”.
Razões: Esse episódio prepara o fã para aquela que foi a morte mais emocionante de um personagem. O tom de despedida está lá, durante o tempo todo do episódio. A ação chega até a ficar em segundo plano. Charlie sempre foi coadjuvante, mas propiciou em seu final um dos momentos mais tristes de toda a série.

11º lugar - s5ep10. He's our you

Sinopse: Depois de capturado e aprisionado pela Iniciativa Dharma em 1977, Sayid não quer cooperar, nem mesmo com seu antigo companheiro Sawyer/LaFleur. Ao mesmo tempo, um Benjamin Linus de 12 anos se oferece para ajudá-lo, convencido de que o iraquiano é um dos “hostis”.
Razões: Quando Sayid é levado a Oldham, um maluco que vive em uma tenda no meio da floresta e que supostamente ira fazê-lo falar, ele pergunta ao Sawyer quem é aquele sujeito. A resposta é o título do episódio. Só isso já vale. Mas também há o quarteto amoroso se confrontando pela primeira vez depois do recrutamento de Jack, Kate e Hurley.
Se “LaFLeur” encerra um trecho importante da quinta temporada, esse episódio inicia outro. É o pontapé inicial para todos os eventos que irão culminar no season finalle.

Terça-feira, a conclusão, com meus dez favoritos.

3 comentários:

  1. Pois eis meu Top 5 entre os episódios apresentados nesse post:

    1) s3/ep21 - Greatest Hits (seu 12º lugar)
    2) s5/ep8 - LaFleur (seu 13º lugar)
    3) s1/ep18 - Numbers (seu 19º lugar)
    4) s2/ep13 - The Long Con (seu 18º lugar)
    5) s5/ep10 - He's our you (seu 11º lugar)

    Ansiosa pelos outros 10! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Seguindo a dica do comentário anterior, fiz um top five do seu top ten. Ficou assim:

    S4 Ep11 - Cabin fever (Locke, sempre Locke)
    S3 Ep21 - Greatest Hits (Não curtia muito Charlie, mas é um episódio emocionante)
    S5 Ep08 - LaFleur (Um bom episódio de Sawyer)
    S1 Ep18 - Numbers (Como não gostar de Hurley?)
    S2 Ep22 - Three minutes (Tensão armada para o fim da segunda temporada)

    Cadê a próxima?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Cara, muito foda!
    Me ajudou a refrescar a memória. Se bem que o ideal seria rever toda a série de novo.
    Forte abraço

    ResponderExcluir